quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ícone da liberdade da África do Sul completou ontem 94 anos


Eleito primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, “Nelson Mandela compreendeu que um território em que todos os sul-africanos podem caminhar para a mesma direção” era o melhor cenário para o país, afirmou Desmond Tutu.
Nelson Mandela completou ontem, 18 de Julho, 94 anos.
Parabéns!!!,
Esta é uma data importante na África do Sul, pois constitui ocasião para multiplicar as homenagens, as boas ações e os debates críticos sobre a melhor maneira de prosseguir com o seu combate e trabalho de reconciliação.
Nelson Mandela foi libertado a 11 de Fevereiro de 1990, após 27 anos de reclusão. Dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direção à democracia multirracial. O primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, fez sua última aparição pública em 2010, no Campeonato Mundial de Futebol organizado pelo seu país. 
Embora não seja feriado, o dia do seu aniversário é uma data muito especial. Quase 12 milhões de crianças na África do Sul iniciaram ontem, quarta-feira, um coro de “Parabéns para você”.
Danças tradicionais e festas pelas ruas do país também marcaram a data, conhecida como Dia de Mandela, ou “Madiba”, como é chamado carinhosamente, em referência ao clã de sua família.
Neste dia, a Fundação Nelson Mandela pede a todos os cidadãos que deem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros
E porquê 67 minutos? Porque cada minuto corresponde a um ano de trabalho do líder sul-africano em prol da causa pública. Neste dia em que se celebra o aniversário de Mandela - nascido a 18 de Julho de 1918 - e em que se assinala o Mandela Day, a Fundação propõe uma série de ações que cada um de nós poderá praticar para tornar o Mundo um melhor lugar

Sem comentários:

Enviar um comentário