sábado, 24 de setembro de 2011

Adolescência


Hoje, sábado, participei num seminário sobre a adolescência, não é que tenha filhos nessa fase e os netos ainda são bem novinhos, mas aprender faz sempre bem, alguma coisa fica para sempre gravado na nossa memória; mas uma das intenções foi também saber como tinha na devida altura actuado em relação aos meus filhotes; às vezes bem, outras melhor e outras vezes menos bem e outras ainda de uma maneira péssima.
Mas apreendi que devemos olhar nos olhos sempre que falamos, e surgiu-me a dúvida: qual a cor dos olhos das minhas avós, que cor de olhos tem aquela amiga ou aquela pessoa que eu encontro tantas vezes?
Falar, ouvir ver e escutar sempre, sem julgar, mas sempre aceitando…..
Outra coisa quem não posso esquecer é que cada um tem a sua individualidade, é único!!!!! E muitas vezes, em relação aos nossos jovens mais próximos nós queremos que eles sejam o seguimento de nós próprios…
Estar atento ao mínimo sinal de alerta e principalmente: respeitar a diferença!!!
Gostei, saí de lá mais preenchida e com a certeza que fui uma mãe tradicional, mas preocupada e atenta com os meus filhos.
Hoje não sei se seria tão fácil educar, acompanhar…..as solicitações dão muitas, os jovens são muito exigentes, a sociedade ainda é mais exigente, o mundo do trabalho também o é! Os nossos jovens querem viver rápido e esquecem-se por vezes do essencial: viver a vida com prazer, buscar a felicidade na natureza, na música…não esquecer a nossa essência.....nem Jesus!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário